Francisco foi um jovem apaixonado pela vida. Havia nele um ideal apaixonante, uma direção certa, um coração vibrante, uma razão de viver.
A manhã do dia 1º de outubro foi iniciada com o momento acolhimento e oração preparado e conduzido pelo Prof. Sérgio Vieira, com a participação de professores, alunos e funcionários.
Iniciado pela leitura, que nos lembrou sobre o texto onde São Francisco de Assis nos faz refletir:
“O Amor não é amado”
Em seguida, alunos foram, aos poucos, construindo uma oração com frases de São Francisco de Assis e após a leitura de cada uma das frases, todos completavam dizendo juntos: “ Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz”
“Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.”
“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.”
“A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor.”
“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem… Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida.”
“Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente desttuído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão”
“Onde há amor e sabedoria, não tem temor e nem ignorância.”
“Enche-se de felicidade aquele que vê, sem inveja, a felicidade dos outros.”
Terminada esta oração, podíamos lembrar claramente de “Lá vai São Francisco de Assis pelo caminho…” do poeta Vinícius de Moraes: a imagem de São Francisco de Assis foi conduzida pelo Prof. Vinícius e os alunos do 8 º ano,“pelos caminhos” de nosso pátio interno, entre adolescentes e jovens.
Ao final após a exibição do trecho do filme “Irmã Sol, Irmã Lua”, fez-se a leitura do texto do evangelho segundo São João, 13, 1-9 que fala de Jesus lavando os pés dos discípulos.
São Francisco de Assis , com sua vida, nos lembra que para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. Com o lavar os pés, Jesus nos compromete a acolher os outros com alegria, sem discriminações, a escutar com paciência, a partilhar os nossos dons…
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP