Escola Franciscana Espaço Verde

Escola Franciscana Espaço Verde NO PAIOL do Dia

17/02 a 19/02/17 – de sexta a domingo

Paz e Bem!

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

São Francisco de Assis

Oportunidade única dada as nossas crianças da Escola Franciscana Espaço Verde

Paiol grande é o primeiro Acampamento Educativo do Brasil. Desde 1946 realiza temporada de férias, de escolas e de familias e eventos educativos. Acaba de criar um projeto chamado PROJETO DINDA que dá o direito à  crianças carentes de toda parte do Brasil a passar três dias lá. É um momento muito rico para essas crianças, que sofrem muito nos lugares onde moram. Éramos umas 13 Instituições diferentes

O Paiol é uma fundação sem fins lucrativos. O projeto ao qual participamos com nossas crianças é o Dinda,.  Pois a temporada é gratuita. A escola ou Instituição só devem cuidar de pagar o transporte para levar as crianças

“Seu objetivo é: “EDUCAR BRINCANDO” Por isso que eles têm como lema: “ O PAIOL ENTRA NA SUA VIDA E NÃO SAI NUNCA MAIS”

12:30 Chegada / Acolhida – Momento muito especial para que as crianças e professores pois fomos  acolhidos pela equipe do Paiol Grande.

1º Momento: Passeio de reconhecimento do Paiol Grande: Os Chalés, a enfermaria, o Ranchão= (salão de festas), espaço da fogueira, piscina, Ginásio coberto, a cocheira, o lago e outros mais como o campo de futebol…

2º momento:

ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO – Esta atividade é o primeiro momento de atividade lúdica dirigida a todos os alunos em um mesmo local. Esta foi na piscina de água natural e corrente.

GINCANA AQUÁTICA

Hora do Lanche – Esta refeição acontece de forma mais descontraída, do lado de fora do refeitório, um espaço aberto e amplo. É feito em dois momentos: Às 16:00 h e às 22:30 antes de dormir.

ATIVIDADE LIVRE – Neste momento os acampantes têm a possibilidade de escolher as atividades que desejam participar, sendo que ninguém pode ficar de fora, a não ser que esteja passando mal, então vai para a enfermaria. Sabemos que é necessário escolher o que fazer em nossos momentos livres. Esta é uma necessidade da sociedade atual. No Paiol Grande a criança aprende que pode escolher qual atividade deseja, seja ela um esporte (futebol, vôlei, tênis, basquete etc), passeio a cavalo, pesca, piscina, etc. Tem atividades livres diurnas e noturnas. As diurnas são em sua maioria, em locais abertos para que todos possam aproveitar a natureza e o prazer de brincar. Já as noturnas acontecem, em sua maioria, no ginásio (patinação, parede de escalada e salão de jogos) e ainda, discoteca, ateliê, bocha, etc. Lembrando que cada atividade oferecida é dirigida por um (ou mais) Conselheiro(s).

Explorando o meio ambiente: Neste ano foi realizado a trilha rumo a cachoeira, onde devem se ajudar e ultrapassar  obstáculos naturais. A caminhada é feita em fila indiana.

REFEIÇÕES TEMÁTICAS São momentos especiais, onde além de uma refeição saudável, tem o momento mágico das “batidas paioleiras”. Aliás, após cada refeição se faz a batida paioleira e se aprende uma música bem divertida, e onde se ensina algo importante para a vida

FOGUEIRA Uma atividade especial realizada na última noite do grupo no acampamento, a fogueira tem um grande significado como forma de celebrar este período de muita diversão, vivências e aprendizados com os depoimentos de cada Chalé, e depois os professores também dão o seu depoimento.. Podemos dizer que a fogueira simboliza um novo período que se inicia, onde as crianças são motivadas a pensar nos momentos vividos no Paiol Grande e como podem dar continuidade destes momentos no dia a dia dentro e fora do colégio.

Diretora Irmã Aparecida e os Professores Rodrigo e Milena.

Paz e bem!!!!!!!!!!!